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Arquitetos: MoDusArchitects
- Ano: 2020
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova porta de entrada para o centro de Bressanone (Itália), uma pequena cidade no sul do Tirol, é a mais recente adição à Rodovia Bressanone-Varna. O projeto de paisagismo e infra-estrutura feito por MoDusArchitects, é composto por uma série de estradas conectadas, em grande parte subterrâneas, que reduzem o volume de tráfego e fornecem uma rota alternativa pelos dois centros da cidade.
O trecho de junção central recém-inaugurado do anel viário é a seção do projeto que se reconecta com a via principal da SS12 nas proximidades do centro da cidade de Bressanone. Circulando pelo anel viários, os motoristas navegam em uma rotatória e passam por um túnel curto em forma de "U", juntamente com seus dois portais de concreto aparente, para chegar a um eixo alternado com a Via Roma - a estrada principal que leva diretamente à cidade. A estrutura do novo portal voltada para o leste assume uma forma sinuosa que contribui para o léxico de elementos curvilíneos que caracterizam muitas das intervenções no projeto original, afastando-se do vocabulário estritamente técnico ou funcional normalmente oferecido por projetos de infraestrutura.
Inaugurado em 2012, o anel viário de 5 km que contorna o centro histórico da cidade de Bressanone, para chegar ao norte de Varna, foi planejado em um esforço para evitar congestionamentos, reduzir a poluição e facilitar o acesso de norte a sul.
O projeto pedia uma série de intervenções (portais de túneis, muros de contenção, barreiras acústicas, subestações de serviço, estruturas mecânicas, shafts de ventilação e vários elementos de sinalização) ao longo de todo o seu comprimento e é guiado por três decisões simples de projeto. Em primeiro lugar, os arquitetos procuraram minimizar o impacto ambiental dos elementos acima do solo, a fim de expressar uma qualidade arquitetônica e técnica. Em segundo lugar, esses elementos e os do subsolo foram conceituados em uma abordagem unificada e consequente do projeto, e foram ajustados para acomodar as particularidades das condições imediatas do local. Por fim, os setores de Bressanone e Varna foram reunidos em um continuum, pelo qual os dois municípios não são mais concebidos como contextos distintos, mas como duas partes de um todo maior.
O projeto apresenta um inventário de elementos complementares integrais ao sistema de túneis - como novas entradas. Os portais dos túneis de junção central foram concebidos como figuras expressivas cujas estruturas emergem das redes ocultas e invisíveis de estradas que servem como mediadores das velocidades e escalas do contexto urbano estratificado.
O trabalho em concreto da nova adição é feito de agregados e materiais de escavação retirados do canteiro de obras em andamento do Túnel Brenner de 64 km que atravessa os Alpes de Innsbruck (Áustria) a Fortezza (Itália). Juntamente com o concreto aparente, as paredes de barreira acústica em madeira de lariço e com os shafts de ventilação em aço, os portais constituem importantes locais de projeto arquitetônico: eles se encontram na interseção entre paisagem, infraestrutura e mobilidade. Essas intervenções marcam o limiar entre o solo e o subsolo, tornando-se parte da paisagem urbana de Bressanone e também definindo a experiência passageira do motorista.
MoDusArchitects prestaram atenção especial às emissões de ruído e muitas das intervenções, como as paredes concreto, lidando com soluções de absorção sonora. A pesquisa sobre a reconfiguração de materiais comumente usados na indústria da construção de estradas mostrou soluções para melhor atender a essas preocupações ambientais, enquanto explora novas maneiras de combinar materiais simples e de baixo custo que podem preencher a lacuna de escala e superar as dificuldades inerentes à construção em estreita proximidade com os edifícios de pequena escala de Bressanone.
O próximo e último segmento do anel viário, projetado para ser concluído em 2025, estenderá a intervenção para sua trajetória final, passando pelo centro da cidade de Varna, com um comprimento total de 8 km.